A Petsko Snacks Naturais, unidade de negócios da Plena Alimentos focada na fabricação de produtos para animais de estimação, vai inaugurar, no dia 14 de dezembro, uma unidade em Paraíso do Tocantins (TO). A nova fábrica, que recebeu investimentos de R$ 20 milhões em infraestrutura civil e equipamentos, vai produzir inicialmente petiscos (snacks) naturais para pets. Na cidade, estão sendo gerados cerca de 80 empregos de forma direta e indireta, o que reforça a responsabilidade da empresa com o desenvolvimento econômico regional.
A fábrica Petsko foi estruturada para o processamento, em média, de 50 toneladas de matéria-prima própria e de frigoríficos parceiros da região por mês e com capacidade de ampliação nas fases seguintes do projeto. Os equipamentos utilizados no processo fabril se destinam à desidratação em estufas de primeira linha, com tecnologia de ponta que possibilita o controle eletrônico dos processos e registros auditáveis para a certificação dos produtos. Toda a estrutura de empacotamento opera em condições que garantem a preservação das características dos produtos até o consumo pelos animais.
Na fase inicial do projeto, serão produzidos petiscos naturais — a partir de esôfago, orelha, bexiga, vergalho, capa do vergalho, traqueia, centercut e fêmur (body parts) — e as vendas são destinadas ao mercado externo (Estados Unidos e Canadá) com produtos white label (que utilizam a imagem comercial do comprador). A previsão é de que, em meados de 2022, a unidade seja ampliada e passe a incluir uma linha de produção de "bifinhos".
O especialista em Novos Negócios na Plena, Luis Filipe Maia, explica que a implantação da Petsko é resultado da busca de oportunidades de investimento que tenham sinergia com os atuais. "O mercado para pets está em constante crescimento e, além disso, já possuímos matéria-prima necessária para a produção desses alimentos, decorrente do processo de abate frigorífico, o que nos possibilita agregar valor ao nosso produto e diversificar as linhas ofertadas", declara.
Mín. 22° Máx. 33°