Termina, na tarde desta sexta-feira, 29, encontro com 900 profissionais de saúde, entre enfermeiros(as) e técnicos(as) de enfermagem com atuação no Hospital Regional de Araguaína (HRA). Com foco no melhor atendimento à população, a atividade acontece no auditório do edifício-sede das Promotorias de Justiça do município, localizado na avenida Neief Murad, Chácara 47a, s/n, Setor Noroeste.
O objetivo do encontro “Disciplinamento do Exercício Profissional da Enfermagem” é debater e aprimorar aspectos técnicos e legais no exercício da enfermagem, para um melhor aproveitamento do serviço prestado, considerando, ainda, o cuidado com os profissionais. Com abordagens teóricas e práticas, a oficina é promovida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), através da 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína; pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/TO); e pela Secretaria de Estado da Saúde.
A promotora Bartira Silva Quinteiro Rios destaca a importância do evento. “Após inquérito civil público e apuração de defasagem no quadro do HRA, entendemos que esta atividade conjunta pode trazer respostas às dúvidas sobre direitos e deveres no exercício laboral. Trabalhando na prevenção e na conscientização de profissionais, melhoraremos a qualidade da assistência a pacientes e reduziremos a quantidade de faltas éticas/disciplinares relacionadas a problemas de saúde ou insatisfação”, enfatiza.
Entre os temas abordados no encontro, estão: contexto histórico e legal da profissão; princípios éticos no exercício da função; e responsabilidade legal e implicações jurídicas, competências e atribuições dos profissionais de enfermagem. A oficina busca refletir sobre a humanização no trabalho profissional e foi realizada durante a semana.
Mín. 21° Máx. 35°