O Sistema Penal tocantinense, gerido pela Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), tem se consolidado como referência em iniciativas educacionais voltadas à reintegração social de pessoas privadas de liberdade. Como resultado desse compromisso, um custodiado da Unidade Penal de Arraias, localizada no sudeste do Estado, conquistou a maior nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), alcançando 880 pontos.
Aos 24 anos, o reeducando concluiu o ensino médio dentro do sistema prisional por meio do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), viabilizado pela Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, que investe em educação, profissionalização e trabalho. Sua preparação para o Enem PPL contou com o apoio dos analistas em execução penal e dos policiais penais da unidade, que disponibilizaram materiais didáticos, além da participação nos aulões preparatórios promovidos pelos professores da Escola Estadual Silva Dourado. Como resultado desse esforço coletivo, ele conquistou uma vaga na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na modalidade presencial, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na chamada regular.
O chefe da Unidade Penal, Fernando Fernandes, destacou os benefícios que essa iniciativa proporciona aos reeducandos. “Uma boa nota no Enem PPL vai além do desempenho individual, impactando também o sistema prisional. A educação é uma ferramenta eficaz de ressocialização, promovendo a reintegração social, e o Enem pode ser um ponto de virada, dando propósito e ajudando na reconstrução da trajetória do reeducando, afastando-o de influências negativas”, afirmou.
“Estou muito feliz e satisfeito com o resultado. Sinto que todo o esforço valeu a pena, pois dei mais um passo importante na reconstrução da minha vida”, declarou o custodiado.
Continua após a publicidade