
Cerca de 30 instituições, entre elas o Ministério Público do Tocantins (MPTO), participaram da 2ª edição do mutirão Pop Rua Jud, realizado na região sul de Palmas, nesta sexta-feira, 12, levando dezenas de serviços de cidadania e saúde à população em situação de rua ou em vulnerabilidade social.
O procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, esteve presente na solenidade de abertura, ao lado de diversas autoridades, incluindo o governador Laurez Moreira e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos. Também participou a promotora de Justiça Weruska Resende Fuso, integrante do comitê estadual do mutirão.
Ação coordenada pelo CNJ e TJTO
O mutirão foi uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), coordenada no Tocantins pelo Tribunal de Justiça. À frente do comitê estadual, a desembargadora Ângela Prudente destacou que o evento contou com 522 voluntários e que a programação incluiu, além da prestação de serviços, um casamento comunitário para 110 casais.
Em Palmas, os atendimentos foram realizados na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré. A primeira edição do mutirão, em novembro de 2024, somou mais de 3 mil atendimentos.
MPTO prestou orientação e apoio às vítimas de crime
O Ministério Público participou com o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit). O serviço incluiu orientação sobre direitos, além de assistência jurídica, psicológica e social, prestada em parceria com universidades públicas e privadas.