
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 2ª Central de Atendimento, prendeu em flagrante, na tarde desta quinta-feira (18), um homem de 30 anos suspeito de tentar aplicar um golpe contra uma empresa de materiais de construção em Palmas.
De acordo com as investigações, o suspeito já havia cometido fraudes semelhantes nos dias 2 e 8 de setembro, utilizando comprovantes de pagamento falsificados para adquirir mercadorias. O prejuízo à empresa ultrapassou R$ 6,8 mil.
Na tentativa mais recente, ele entrou em contato com o estabelecimento por aplicativo de mensagens e apresentou novamente um comprovante adulterado. A Polícia Civil foi acionada, realizou diligências no local onde a entrega seria feita e efetuou a prisão em flagrante.
As investigações também identificaram outro boletim de ocorrência, registrado no dia 11 de setembro, envolvendo o mesmo homem e uma segunda empresa do ramo, vítima do mesmo tipo de fraude.
Em depoimento, o preso afirmou que conheceu um indivíduo em um grupo de mensagens e que pagava 50% do valor das compras para obter os comprovantes falsificados. Essa versão será investigada.
O delegado responsável pelo caso, Túlio Pereira Mota, destacou a importância da ação policial e fez um alerta aos comerciantes. Segundo ele, golpes como esse reforçam a necessidade de maior atenção na conferência de transações financeiras. “Muitos estabelecimentos acabam sendo lesados ao confiar em comprovantes falsificados. É fundamental que empresários evitem transações paralelas que prometem lucros rápidos, pois isso pode facilitar a atuação de criminosos”, disse.
Após pagar fiança, o suspeito foi colocado em liberdade. Ele vai responder em liberdade por dois estelionatos consumados e pela tentativa que motivou a prisão. O inquérito segue em andamento e pode revelar a participação de outros envolvidos.