
Um entregador de mercadorias foi rendido por um grupo de assaltantes no início da tarde desta quarta-feira (26), na Vila Nova, em São Luís, capital do Maranhão. A ação criminosa aconteceu por volta das 12h25 e foi registrada por câmeras de segurança instaladas em residências próximas ao local, revelando a ousadia dos criminosos em plena luz do dia.
As imagens mostram o momento em que suspeitos, utilizando motocicletas, cercam o veículo da vítima — uma Fiat Fiorino branca usada para entregas. Em poucos segundos, os assaltantes rendem o motorista, tomam o controle do automóvel e fogem levando o condutor como refém.
Um morador, que preferiu não ser identificado, presenciou toda a ação e acionou imediatamente a Polícia Militar por meio do número 190. De posse das informações e das características dos suspeitos e do veículo, equipes da PM iniciaram buscas intensivas. Com o apoio do helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA), os militares conseguiram localizar a Fiorino e recuperar parte das encomendas roubadas.
O motorista também foi encontrado pelas equipes policiais e passa bem. O caso agora será investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos, que busca identificar e prender todos os envolvidos.
O episódio chama a atenção da população pela audácia dos criminosos, que agiram em um horário de grande circulação de moradores e trabalhadores, reforçando a preocupação com a segurança na região.
A importância das câmeras de monitoramento
O caso desta quarta-feira reforça a relevância de sistemas de videomonitoramento instalados em residências e estabelecimentos comerciais. As imagens captadas pelas câmeras próximas ao local do crime foram determinantes para orientar o trabalho da Polícia Militar, contribuindo para a rápida localização do veículo e das encomendas.
Além de auxiliar na identificação de suspeitos, câmeras externas ajudam a inibir ações criminosas, registram movimentações suspeitas e ampliam a sensação de segurança nas ruas e avenidas. Investir em equipamentos de videovigilância torna-se, portanto, uma importante estratégia de prevenção, colaboração com as forças de segurança e proteção do patrimônio.
A crescente participação da comunidade, por meio de monitoramento próprio e de denúncias rápidas, tem sido fundamental para o sucesso de operações policiais e para a redução da criminalidade em diversas regiões.
Ver essa foto no Instagram
Reportagem: Allessandro Ferreira / Contribuiu: Nathaly Guimaãres / Agência Tocantins