
Portarias publicadas recentemente oficializaram uma série de mudanças no comando da Polícia Militar do Tocantins, envolvendo unidades estratégicas em Araguaína, Gurupi e na capital, Palmas. As alterações, que devem ser efetivadas nos próximos dias, já geram repercussão entre militares e a população.
Na capital, o tenente-coronel QOPM Thiago Monteiro Martins, que estava à frente do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), assume agora uma função estratégica no Estado-Maior da PMTO, comandando a área de Comunicação Institucional, anteriormente chefiada pelo tenente-coronel QOPM Cleiber Levy Gonçalves Barsilino. Em seu lugar, o comando do 1º BPM passa a ser exercido pelo tenente-coronel QOPM Gustavo Bolentini de Araújo Machado.
Em Araguaína, o tenente-coronel Valdeone Dias deixa o comando do batalhão após quase seis anos à frente da unidade. Reconhecido pelo trabalho desenvolvido no município, o oficial assumirá o Comando do Policiamento da Capital (CPC), em Palmas, passando a responder por uma das áreas mais sensíveis da segurança pública do Estado.
Com a saída de Valdeone Dias, o tenente-coronel W. Costa foi nomeado como novo comandante da Polícia Militar em Araguaína. Ele vinha atuando no 4º Batalhão da PM, em Gurupi, onde teve uma gestão avaliada como eficiente, com resultados positivos tanto no trabalho operacional quanto administrativo.
A mudança em Gurupi também já foi definida. O comando do 4º BPM, anteriormente exercido pelo tenente-coronel W. Costa, será assumido pelo tenente-coronel Renato Lisboa. Atualmente, ele comanda a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (1ª CIPM), no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional.
As alterações fazem parte de um rearranjo interno da corporação, e a transição nos comandos pode ocorrer a qualquer momento.
Comandante-geral Reforça Caráter Estratégico das Mudanças no Comando da PMTO
Em entrevista à Agência Tocantins, na tarde deste sábado, 13, o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio de Barbosa Mendonça, afirmou que as recentes mudanças nos comandos das unidades integram um planejamento estratégico da corporação, com foco no reforço do policiamento e na manutenção dos resultados positivos alcançados na segurança pública em todo o Estado.
Segundo o comandante-geral, as trocas foram cuidadosamente planejadas e têm como principal objetivo fortalecer a atuação da Polícia Militar nas diferentes regiões.
“A Polícia Militar é uma instituição dinâmica, e essas adequações trazem uma nova dinâmica administrativa e operacional às unidades e à corporação como um todo, com o trabalho de policiais experientes e altamente capacitados. A renovação constante da PMTO faz parte do aperfeiçoamento contínuo, buscando garantir a segurança de todos os cidadãos tocantinenses. Nosso compromisso é prestar um serviço de excelência à comunidade, o que só é possível graças a homens e mulheres que honram, diariamente, a nobre missão de servir e proteger”, ressaltou.
O coronel Márcio Barbosa também destacou que o combate à criminalidade seguirá em alto nível, com ações baseadas no policiamento ostensivo e preventivo. De acordo com ele, esse modelo de atuação tem refletido diretamente na redução dos índices de criminalidade no Tocantins, como resultado do trabalho integrado das unidades e do planejamento operacional da corporação.
Ao detalhar as mudanças, o comandante-geral explicou que o tenente-coronel W. Costa assumirá o comando da Polícia Militar em Araguaína; o tenente-coronel Renato Lisboa passará a comandar o 4º BPM, em Gurupi; e o tenente-coronel Valdeone Dias deixará Araguaína para assumir o Comando do Policiamento da Capital (CPC), em Palmas, onde ficará responsável pelo policiamento urbano da Capital.
Ainda conforme o comandante-geral da PMTO, a atual comandante do CPC, coronel Lourdes Cristina Coelho, assumirá a Diretoria de Ensino da Polícia Militar (DIP). A mudança, segundo ele, também integra o planejamento estratégico da corporação, com o objetivo de fortalecer a formação, a capacitação e o aperfeiçoamento contínuo dos policiais militares no Estado.
Para o coronel Márcio Barbosa de Mendonça, o conjunto das alterações reforça o compromisso da Polícia Militar do Tocantins com a eficiência, a prevenção e o enfrentamento à criminalidade. “Todas as trocas foram pensadas de forma estratégica para que a Polícia Militar continue apresentando bons resultados à sociedade, com policiamento ostensivo e preventivo em alto nível em todo o Tocantins”, concluiu.
A Agência Tocantins segue acompanhando as mudanças no alto comando da Polícia Militar e deseja êxito aos oficiais que assumem as novas funções, destacando a importância da continuidade do trabalho em prol da segurança da população tocantinense.
Reportagem: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins