O portal de notícias Agência Tocantins recebeu na noite desta sexta-feira (12), o relatório dos procedimentos médicos que foram realizados durante internação do paciente Marcionilo Alves Silva, mais conhecido como “Nilo Alves”, na Unidade de Pronto Atendimento – UPA da região sul de Palmas.
O relatório, que está assinado por quatro médicos e uma enfermeira que trabalham na Unidade, denuncia que Nilo Alves, foi vítima de negligência e imprudência.
O documento, obtido com exclusividade pela Agência Tocantins, através de um servidor da saúde, que preferiu não ter o nome divulgado, detalha que Nilo Alves sofreu três Paradas Cárdio Respiratória após um fisioterapeuta ter decidido extubar o paciente sem autorização do médico responsável, sob a alegação de que o Cuff (Aparelho utilizado na ventilação mecânica invasiva) estaria perfurado.
Consta ainda no relatório, uma informação preocupante que escancara a situação caótica dentro da Unidade de Saúde. O relato dos profissionais de saúde confirmam a falta de oxigênio, a indisponibilidade de Unidades de Terapia Intensiva e a lotação de pacientes com Covid-19, que aguardam entubados por uma vaga. "Esta unidade não é uma Unidade de Terapia Intensiva, apresenta leitos limitados, já havia sido solicitado leito clínico para o paciente, mas devido às interferências, não tivemos tempo para troca de leito UTI nesta manhã". Finalizou o relatório médico.
O tempo entre a primeira e a última intubação foi de aproximadamente 56 minutos, período no qual Nilo Alves sofreu as três paradas cardíacas e veio a falecer exatamente às 10h56. da manhã, como consta no relatório.
Relatório com os procedimentos realizados no paciente assinado pelos profissionais
Outro lado
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informou que irá abrir uma sindicância interna e registrará boletim de ocorrência junto à polícia, para apurar a divulgação de prontuário médico de paciente, uma vez que trata-se de crime previsto em lei, passível de responsabilização.
A pasta informa ainda que em nenhum momento o paciente ficou desassistido pela equipe médica e que recebeu oxigênio adequado para o seu caso.
Confira a nota abaixo
A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa que o paciente Marcionilo Alvez Silva (Nilo Alves) deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul) no dia 08 deste mês, com sintomas moderados da Covid-19.
No mesmo dia, diante da evolução dos sintomas e a necessidade do paciente receber suporte mais avançado, a pasta o inseriu no Sistema Estadual de Regulação (SER-TO), porém o paciente veio a óbito antes que houvesse a liberação de uma vaga de leito no sistema.
Cabe destacar que em nenhum momento o paciente ficou desassistido pela equipe médica e que recebeu oxigênio adequado para o seu caso. A Semus abrirá sindicância interna e registrará boletim de ocorrência junto à polícia, para apurar a divulgação de prontuário médico de paciente, uma vez que trata-se de crime previsto em lei, passível de responsabilização.
Profissional citado no relatório
Nossa equipe tenta contato com o profissional que é citado no relatório, para que o mesmo possa se manifestar sobre o ocorrido, porém, até a última atualização desse reportagem, não havíamos conseguido contactá-lo. A Agência Tocantins deixa o espaço aberto para que o mesmo possa se manifestar em um momento oportuno.
Mín. 21° Máx. 27°