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Moradora de Taquaralto denuncia mau cheiro na água e cobra solução da BRK

Segundo o relato, o mau cheiro na água começou logo após o restabelecimento do abastecimento, que havia sido interrompido no domingo às 18h.

30/09/2024 às 20h41 Atualizada em 01/10/2024 às 10h19
Por: Alessandro Ferreira Fonte: Redação | Agência Tocantins
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Segundo o relato, o mau cheiro na água começou logo após o restabelecimento do abastecimento, que havia sido interrompido no domingo às 18h - Foto: Divulgação
Segundo o relato, o mau cheiro na água começou logo após o restabelecimento do abastecimento, que havia sido interrompido no domingo às 18h - Foto: Divulgação

Uma moradora do setor Taquaralto, região sul de Palmas, procurou a equipe da Agência Tocantins na tarde desta segunda-feira, 30, para relatar a sua insatisfação com a qualidade da água fornecida pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelo abastecimento de água na região. De acordo com ela, desde o último domingo (29), após uma interrupção no fornecimento de água, o reabastecimento trouxe um líquido com forte odor, comparado ao cheiro de esgoto.

"Fiz a primeira chamada hoje por volta das 14 horas e um técnico veio até minha residência, mas não houve solução e nem justificativa para a situação. Nossa água está inapropriada para uso, seja para consumo ou higiene", desabafou a moradora. Ela destacou que o problema afeta gravemente sua família, que possui idosos acamados e crianças pequenas, o que agrava a preocupação com a qualidade da água. "Tivemos que comprar água mineral para cozinhar, beber e até para dar banho no idoso", afirmou.

Segundo o relato, o mau cheiro na água começou logo após o restabelecimento do abastecimento, que havia sido interrompido no domingo às 18h. Quando o serviço foi retomado, na madrugada de segunda-feira, a água já apresentava o odor forte, o que impossibilitou o seu uso para qualquer finalidade.

A moradora, assim como diversas outras famílias da região, aguarda uma resposta da BRK e uma solução rápida para o problema, que afeta diretamente a saúde e o bem-estar da comunidade. "Não dá para continuar assim, estamos preocupados com a saúde de todos", concluiu.

Outro lado

Em resposta, a BRK Ambiental divulgou uma nota oficial:

“A BRK informa que devido à estiagem prolongada, o volume de água do Ribeirão Taquarussu Grande, manancial em que a empresa capta água para tratamento, reduziu drasticamente e, com isso, juntamente com a água bruta bombeada para o tratamento, veio uma quantidade de vegetação. Tal fato pode ocasionar alterações na água distribuída, porém não afeta os critérios de potabilidade, não causando prejuízos à saúde pública. A empresa imediatamente alterou o processo de tratamento da estação, adaptando às condições da água captada. A previsão é que o serviço seja normalizado nesta terça-feira, 1º.”

Enquanto isso, os moradores aguardam uma solução definitiva para o problema, que vem afetando o cotidiano e a saúde de várias famílias na região.

Comente abaixo se você também está enfrentando o mesmo problema ou conheça alguém da região que foi impactado. Seguimos acompanhando o caso.

 

(Reportagem: Alessandro Ferreira / Agência Tocantins)

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