A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 8ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (8ª DEIC – Gurupi), com apoio da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil, prendeu dois homens na manhã desta quarta-feira (11), durante uma operação realizada em Gurupi, no sul do Estado. A ação resultou ainda na apreensão de drogas, dinheiro em espécie e outros materiais ilícitos.
De acordo com o delegado-chefe da 8ª DEIC, Rafael Falcão, a operação teve como alvo principal o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca domiciliar contra um homem de 20 anos, morador da região central da cidade. Ele é investigado por subtrair armas de fogo do Núcleo de Criminalística de Gurupi, durante o período em que atuava como servidor do local, neste ano de 2025.
Após ser preso, o investigado revelou à polícia o paradeiro de outro homem, de 22 anos, suspeito de ter adquirido as armas. Diante da informação, a equipe da 8ª DEIC, com apoio do delegado regional Joadelson Rodrigues Albuquerque, dirigiu-se ao Setor Canaã, onde localizou e prendeu o segundo suspeito em flagrante por tráfico de drogas.
Na residência do segundo homem, os policiais civis encontraram dois pedaços grandes e dois pequenos de maconha, duas porções grandes e uma pequena de cocaína, 171 comprimidos de ecstasy, insumos utilizados para o preparo das drogas, R$ 7.660,00 em dinheiro, 20 euros, além de um veículo e aparelhos celulares. Todo o material apreendido foi encaminhado à 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil, junto aos dois presos.
Na unidade policial, foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra o primeiro indivíduo, pelo crime de peculato-furto. O segundo foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ambos foram recolhidos à Unidade Penal Regional de Gurupi, onde permanecem à disposição do Poder Judiciário.
O delegado Rafael Falcão destacou que a operação foi além do objetivo inicial. “A operação foi extremamente exitosa, pois, além de realizarmos a prisão do autor da subtração de armas, conseguimos prender um traficante e apreender grande quantidade de entorpecentes e dinheiro, contribuindo para a segurança da população de Gurupi”, afirmou.
Já o delegado regional Joadelson Rodrigues reforçou o compromisso da Polícia Civil com o combate à criminalidade. “Atos como esses não serão tolerados. Estamos intensificando as investigações e operações na região, com o objetivo de garantir a ordem pública e a responsabilização dos envolvidos em práticas criminosas”, concluiu.