
Dando continuidade nas ações de combate a criminalidade e ao tráfico interestadual e internacional de drogas, a Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (30), uma nova fase da operação que culminou na maior apreensão de cocaína registrada no Tocantins nos últimos 15 anos. A ação cumpriu três mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Porto Nacional.
A nova etapa é um desdobramento da operação realizada em 8 de abril deste ano, quando foram apreendidos 565 quilos de cloridrato de cocaína escondidos sob uma carga de melancias transportada por uma carreta em Porto Nacional. Na ocasião, cinco pessoas foram presas em flagrante. Também foram apreendidas armas de fogo de uso restrito e veículos utilizados na logística do tráfico.
Segundo a PF, os mandados desta segunda-feira têm como alvo indivíduos identificados ao longo das investigações, com o objetivo de aprofundar a responsabilização penal dos envolvidos e reunir novos elementos de prova.
Leia também:
As diligências foram realizadas em diferentes localidades e contaram com o apoio de equipes especializadas da corporação. A investigação aponta que os suspeitos integram uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas, com ramificações no Tocantins e em outros estados brasileiros.
A nova fase da operação tem como foco desarticular completamente o grupo criminoso, interrompendo sua atuação logística e financeira.
A Polícia Federal informou que as investigações continuam em andamento e não descarta novas prisões ou medidas judiciais nos próximos dias.
(Reportagem: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins)