
O Governo do Tocantins lança nesta sexta-feira, 19 de dezembro, o Cartão AlimenTO, uma nova ferramenta de combate à insegurança alimentar no estado. O evento será realizado às 10 horas, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, com a presença do governador Wanderlei Barbosa.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), integra o Programa AlimenTO e tem como objetivo assegurar um recurso mensal para a compra de alimentos por famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o território tocantinense.
Nesta etapa inicial, o Cartão AlimenTO irá beneficiar 7 mil famílias distribuídas pelos 139 municípios do estado. Cada família contemplada receberá o valor mensal de R$ 250,00, que poderá ser utilizado exclusivamente para a aquisição de alimentos no comércio local, fortalecendo não apenas a segurança alimentar e nutricional, mas também a economia dos municípios.
O programa é voltado para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com prioridade para lares chefiados por mulheres e que possuam crianças de 0 a 6 anos. A proposta é garantir melhores condições de acesso à alimentação adequada, especialmente para o público mais vulnerável.
De acordo com o Governo do Tocantins, o Cartão AlimenTO representa mais um avanço nas políticas públicas de assistência social, reforçando o compromisso da gestão estadual com a promoção da dignidade, da inclusão social e da redução das desigualdades.
Reportagem: Allessandro Ferreira / Agência Tocantins