
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), implantou uma rede de Wi-Fi gratuita no Hospital Regional de Araguaína (HRA). A iniciativa integra o processo de modernização da unidade hospitalar e tem como objetivo garantir acesso rápido e gratuito à internet para pacientes, acompanhantes e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os pontos de acesso estão distribuídos por todas as alas do hospital. Para utilizar o serviço, os usuários podem se conectar de forma simples, por meio de QR Code e senha, disponibilizados em locais de fácil visualização dentro da unidade.
De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação do HRA, Lucas Sampaio, a ação faz parte de um projeto mais amplo da SES-TO voltado tanto para o público interno quanto externo. “O intuito é viabilizar alguns serviços administrativos internos e, principalmente, oferecer mais conforto tecnológico aos pacientes, seja para distração nas redes sociais ou para comunicação com familiares”, explicou. Ele destacou ainda que o hospital passou recentemente por uma reestruturação completa da rede, concluída no início de dezembro, o que possibilitou a oferta do serviço com qualidade.
Atualmente, o HRA conta com sete unidades de Access Points (APs) da Fortinet, equipamentos de alto desempenho capazes de suportar um grande número de dispositivos conectados simultaneamente, com alta velocidade e cobertura em todas as áreas da unidade.
Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a iniciativa está alinhada ao processo de ampliação da digitalização do SUS no Tocantins. “Nos últimos dois anos temos trabalhado para ampliar a digitalização do SUS e promover a conectividade da população atendida faz parte deste processo. Trocamos todos os computadores das nossas unidades e agora, com internet de alta qualidade, permitimos que os servidores tenham mais agilidade nos processos de trabalho, o que impacta diretamente na assistência à população. Esta saúde pública cada dia mais eficiente é o que nos determina o governador Wanderlei Barbosa”, afirmou.
A diretora-geral do Hospital Regional de Araguaína, Cristiane Uchoa, também ressaltou os benefícios da implantação da rede. “A iniciativa torna o ambiente hospitalar mais conectado e funcional. Com o uso da internet, os usuários conseguem acessar serviços de forma mais rápida, como a consulta digital de resultados de exames, por exemplo. Além disso, facilita o acesso a pesquisas e informações por parte dos colaboradores”, destacou.
A novidade já é bem recebida por quem circula pela unidade. O acompanhante Roneres Ferreira da Silva, que aguardava atendimento da mãe na sala verde, aprovou o serviço. “Usei para dar notícias em casa, fazer Pix e também para me distrair enquanto passa o tempo. Hoje em dia, Wi-Fi é tudo”, comentou.
Opinião semelhante tem Maria Luísa, que também acompanhava um familiar no hospital. “Eu acho uma ótima ideia, porque nos ajuda a se comunicar com os outros parentes e dar notícias do que está acontecendo aqui”, afirmou.
Com a implantação do Wi-Fi gratuito, o Governo do Tocantins reforça o compromisso com a modernização da rede pública de saúde, promovendo mais conectividade, eficiência e humanização no atendimento à população.
Reportagem: Patrícia Alves / Agência Tocantins