
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura, Obras e Mobilidade Urbana, Jonatha Milhomem, do engenheiro civil, Charllignton Borges e representante da construtora, vistoriou na manhã desta sexta-feira, 30, as obras de recapeamento asfáltico das avenidas Paraná e Castelo Branco. As obras fazem parte de um amplo programa de recapeamento em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que contempla diversas vias urbanas do município.
“O recapeamento da Av. Castelo Brando é um sonho antigo, não apenas da população, mas também dos comerciantes, e que agora começa a se concretizar, trazendo mais dignidade e qualidade de vida aos paraisenses. São avenidas importantes, com grande fluxo de veículos e esse investimento garante mais segurança, melhor mobilidade e maior durabilidade para as vias. Estamos acompanhando de perto cada etapa porque sabemos o impacto no dia a dia da comunidade e o nosso compromisso é aplicar os recursos com responsabilidade”, destacou o Chefe do Executivo de Paraíso.
Os R$ 7,5 milhões destinados ao programa de recapeamento asfáltico foram viabilizados por meio de emendas da senadora Dorinha Seabra e do deputado federal Carlos Gaguim, via convênio com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades. Desse total, cerca de R$ 5,4 milhões estão sendo aplicados nesta etapa, enquanto o saldo do convênio será destinado a uma nova fase do programa, com recapeamento de outras ruas.
Estão previstos mais de 102 mil metros quadrados de recapeamento asfáltico, além da adequação de cerca de 3.700 metros quadrados de calçadas e a construção e recuperação de meios-fios, sarjetas e bocas de lobo em ruas e avenidas de diferentes setores da cidade. Das cerca de 20 vias beneficiadas estão a Av. Getúlio Vargas, as ruas Bernardino Maciel, Sete de Setembro, Firmino Mendes e trechos das ruas 13 de Maio, Tocantins, Santos Dumont e Tapajós, entre outras.
“É um recapeamento que vem ao encontro com o que a população queria há muito tempo. A Av. Castelo Branco tem uma malha asfáltica muito antiga. Estamos fazendo um recapeamento de qualidade, em CBUQ com mais de 3 cm”, pontuou o secretário Jonatha Milhomem.
O gestor da pasta explicou que as interdições para a execução das obras ocorrerão de forma parcial, para reduzir os impactos no trânsito. Nesta sexta-feira, tiveram início os trabalhos na Av. Castelo Branco, centro da cidade, interditando parcialmente a via para a execução do recapeamento. A Seinfomurb orienta que os condutores utilizem rotas alternativas durante o período da obra.
Na Av. Paraná, o recapeamento asfáltico já foi concluído. No entanto, a sinalização definitiva será realizada somente após a cura completa do asfalto, conforme os padrões técnicos, com prazo estimado de até 30 dias. Durante esse período, a recomendação é que motoristas e pedestres redobrem a atenção ao trafegar pelo local.
As intervenções têm como objetivo melhorar as condições de tráfego, a segurança viária e a durabilidade do pavimento, garantindo melhores condições de mobilidade para a população de Paraíso do Tocantins. (Ascom – Texto: Fernanda Menta / Fotos: Davi Andrade Melo)