Quarta, 02 de Dezembro de 2020 03:27
63 98500-8112
Concursos INSCRIÇÕES ABERTAS

Concurso fotográfico Cerrado: Berço das Águas presta homenagem ao bioma no oeste baiano e na região de Palmas

Inscrições do concurso acontecem até dia 30 de outubro e convida fotógrafos amadores e profissionais

29/10/2020 11h33
283
Por: Alessandro Ferreira
Divulgação
Divulgação

Apesar da crescente degradação ambiental, o bioma Cerrado ainda possui paisagens de grande beleza cênica e remanescentes de vegetação nativa importantes para a manutenção da biodiversidade e produção de água, alguns dos bens naturais mais valiosos do mundo. O bioma está em um posicionamento estratégico no mapa do Brasil: ele abriga oito das doze regiões hidrográficas do país e abastece seis das oito grandes bacias hidrográficas, fato que justifica o apelido de Berço das Águas.

A resistente vegetação composta de suas árvores tortuosas tem um importante papel no transporte de umidade e vapor d’água da bacia amazônica, permitindo regular a umidade do ar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “Temos que lembrar que o Cerrado é compartilhado por várias pessoas, além de nos prestar muitos serviços, em especial, de fornecer um dos elementos mais preciosos, a água”, destaca Michael Becker, coordenador do projeto Áreas Protegidas Municipais no Matopiba, executado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) com o apoio da iniciativa Parceria para o Bom Desenvolvimento.

A iniciativa Parceria Para o Bom Desenvolvimento (Good Growth Partnership, em inglês) é executada pela Conservação Internacional (CI-Brasil), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

É inevitável não se encantar pelas paisagens do Cerrado. E para intensificar o contato e o olhar dos moradores do Oeste da Bahia em meio ao bioma, o projeto lançou o concurso fotográfico Cerrado: Berço das Águas, que pretende selecionar os melhores cliques de cenários naturais feitos por fotógrafos profissionais e amadores. Para participar, os candidatos precisam realizar as inscrições gratuitas no site

“O objetivo do concurso é trazer o olhar das populações do oeste da Bahia e de Palmas e região. Para nós é importante o que o bioma significa para as pessoas e como elas enxergam o Cerrado. Esperamos que elas tragam os melhores cenários de seus municípios e apresentem essas áreas naturais, que ajudam a manter a biodiversidade, a manutenção do clima e o fornecimento de água”, destaca Aryanne Amaral, fotógrafa amadora e assistente de projetos do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

O concurso conta com três categorias: jovem fotógrafo (18 a 20 anos), fotógrafo amador (acima de 20 anos) e fotógrafo profissional (a partir de 25 anos). Entre os critérios de avaliação das imagens estão a relação com a temática, a composição, o enquadramento e a nitidez. As fotos pré-selecionadas nas categorias jovens fotógrafos e fotógrafos amadores serão divulgadas na página do Instagram do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) no endereço @iieboficial. Os trabalhos mais curtidos até o dia 6 de novembro serão selecionados para a premiação.

As imagens da categoria fotógrafo profissional serão analisadas por uma comissão composta por profissionais do projeto Áreas Protegidas Municipais no Matopiba, incluindo um profissional especializado em fotografia de natureza.

Premiação

Todos os vencedores das três categorias serão contemplados com diferentes premiações.  Na categoria Jovem Fotógrafo, o participante recebe uma câmera digital semi-profissional. Já o 1º colocado na categoria Fotógrafo Amador recebe um aparelho celular e o 1º lugar colocado na categoria fotógrafo profissional receberá um tablet.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Palmas - TO
Atualizado às 03h19 - Fonte: Climatempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 36°

24° Sensação
7 km/h Vento
69% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.