Saturday, 23 de October de 2021
31°

Nuvens esparsas

Palmas - TO

Concursos OPORTUNIDADE

No Dia do Estudante, Educação lança concurso para celebrar talento dos tocantinenses

Além de incentivar a prática da arte musical, a ação oportuniza a descoberta de novos talentos e promove o resgate dos projetos artísticos estudantis

11/08/2021 às 14h36
Por: Nathaly Guimarães Fonte: SECOM - TO Jornalismo
Compartilhe:
No Dia do Estudante, Educação lança concurso para celebrar talento dos tocantinenses – Foto: Divulgação
No Dia do Estudante, Educação lança concurso para celebrar talento dos tocantinenses – Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lançou nesta quarta-feira, 11, pelo canal TV Seduc Tocantins, o ‘I Canta Tocantins das escolas estaduais’. O evento marca as comemorações pelo Dia do Estudante.

O projeto tem por objetivo principal o incentivo à prática da arte musical, contribuindo com a redução do abandono escolar. Além de oportunizar a descoberta de novos talentos da música regional, promove o resgate dos projetos artísticos estudantis, bem como o fortalecimento socioemocional na juventude, devido às consequências causadas pela pandemia da Covid-19 e a mobilização dos talentos artísticos do público jovem do Tocantins.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou o quão importante será a maciça participação dos estudantes. “O Canta Tocantins, lançado em comemoração do Dia do Estudante, foi preparado com todo carinho para que nossos estudantes tenham a oportunidade de socialização e exposição de seus talentos. O Governo do Tocantins acredita no talento e no futuro brilhante dos alunos e cumprimenta os estudantes de todas as redes de ensino presentes do Estado”.

O superintendente de Esportes, Juventude e Lazer, Clay Rios, um dos idealizadores do projeto, falou sobre o sentimento que mobilizou a criação da ação. “Acredito que a música é essencial na vida dos seres humanos e que nos auxilia a expor sentimentos e superar dificuldades. O Canta Tocantins foi pensado durante a pandemia e surgiu da necessidade de integrar os alunos das 494 escolas do Estado, numa grande rede de apoio e solidariedade. Além é claro de oportunizar e reconhecer talentos de nossas crianças e jovens tocantinenses.”

Metodologia

Os técnicos da Superintendência de Esportes, Juventude e Lazer, professores Wânio Braga e Thays Alves, explicaram, durante a live de lançamento, a metodologia do projeto e apresentaram os principais pontos do edital.

O concurso vai envolver todas as escolas da rede estadual de ensino, de norte a sul do Tocantins, podendo participar um estudante por unidade escolar, cabe à escola desenvolver a forma de escolha deste estudante. As inscrições e competições serão realizadas por Regional. Fique atento ao cronograma de inscrição da sua Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes.

A competição entre os estudantes vai acontecer no Instagram do Canta Tocantins @canta_tocantins. A cada dia serão lançados duelos até que seja definido o vencedor da regional e os 13 estudantes selecionados vão para a grande final, em Palmas, prevista para acontecer em 17 de dezembro.

Na Capital, os finalistas, que terão as despesas pagas pela Seduc, farão uma nova apresentação presencial e serão avaliados por uma comissão de jurados. Os vencedores serão premiados pela Educação. Os três primeiros colocados vão receber instrumentos musicais e as escolas dos estudantes vencedores também vão ganhar prêmios.

Participe do Canta Tocantins, o maior festival de canto das escolas estaduais. Um concurso lançado pela Seduc Tocantins para divulgar os talentos dos estudantes da rede estadual de ensino.

Edital

Confira o cronograma de inscrições e competições no edital que será publicado no diário oficial do Estado nesta quarta-feira, 11, e também no site da Seduc.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.