
Após denúncias de consumidores, o Procon Tocantins notificou a concessionária de água BRK Ambiental, na manhã desta quarta-feira, 1⁰ de fevereiro, por desabastecimento de água no município de Dianópolis.
Segundo as denúncias, a interrupção no fornecimento de água, ocorre principalmente durante o dia desde o último dia 26. O desabastecimento ocorre nos setores Bela Vista, Nova Cidade e no centro da Cidade, na qual a interrupção total desde essa terça-feira, 31.
"Nós setores Bela Vista e Nova Cidade, a água só retorna de noite. Já no centro permanece sem água. É imprescindível a informação prévia aos consumidores diretamente atingidos, sobre os dias que haverá a interrupção no fornecimento de água, de modo que a população atingida possa se organizar. O que não ocorreu", explica Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.
O órgão de defesa do consumidor deu o prazo de 48 horas para que a BRK Ambiental justifique os referidos problemas, devendo a companhia apresentar, ainda, as ações preventivas adotadas para solução dos mesmos.
É válido lembrar que o tratamento e o abastecimento de água são considerados serviços públicos essenciais, consoante estabelece o artigo 10, inciso I, da Lei 7.783/89, devendo, portanto, ser continuo.
Denuncie
Os consumidores podem denunciar através do Disque Procon 151 ou no WhatsApp Denúncia 99216-6840. Para formalizar a reclamação, acessar o site.
Outro lado
“A BRK Ambiental informa que em função das fortes chuvas na região, o sistema de abastecimento em Dianópolis foi impactado após ser atingido por um raio (descarga atmosférica). As equipes da concessionária já realizaram os reparos necessários, substituindo os equipamentos danificados pelos reservas, e a recuperação gradual do serviço já está em curso, com áreas mais baixas se reabastecendo mais rapidamente e, em seguida, áreas mais altas. A normalização total é aguardada para a madrugada desta quarta-feira, 2. A empresa mantém a equipe operacional do município acompanhando a retomada do abastecimento e tomando todas as ações necessárias para minimizar os impactos ocasionados pela intermitência.
A concessionária está em contato com os clientes, poder concedente e órgãos de controle por meio das redes sociais, SMS, carro de som e comunicação formal. A BRK lamenta os transtornos e reforça que apresentará ao PROCON as informações requeridas dentro do prazo estipulado”.