
A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (3) o evento de abertura do Dezembro Vermelho, campanha nacional dedicada à prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A programação busca conscientizar a população, intensificar o combate ao preconceito e reforçar a oferta de serviços especializados para pessoas que vivem com o vírus.
A secretária de Saúde, Cristiane Nunes, destacou a importância de discutir o tema para enfrentar o estigma associado às doenças. “Durante todo o ano trabalhamos para combater o preconceito por meio da informação, mas, neste mês, essas ações são intensificadas. Todas as nossas unidades de saúde oferecem testes rápidos e contamos com o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que está de portas abertas para acolher os pacientes”, afirmou.
Atendimento especializado e acolhimento
A coordenadora do SAE e responsável pelos programas de IST/HIV/Aids/TB, Andysleia Ribeiro, explicou que o serviço trabalha com sigilo absoluto e atendimento multiprofissional. “Nossa equipe está preparada para atender com respeito e atenção, oferecendo suporte clínico e emocional aos pacientes, sempre buscando desmistificar o HIV e promover o acolhimento”, ressaltou.
A infectologista Ana Therra Soares Manduca reforçou que, além da saúde, as ações visam inclusão e igualdade. “O tratamento do HIV permite que os pacientes tenham qualidade de vida. Os testes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no SAE, sempre com sigilo e acolhimento”, destacou.Evento de abertura e parceiros
O evento, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) de Porto Nacional, contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o diretor-geral do campus, Albano Dias Pereira Filho, e o bispo Wadson Ferreira, que reforçaram a importância de unir forças na promoção da saúde e no combate ao preconceito.
Sobre o SAE
O Serviço de Assistência Especializada (SAE) oferece acompanhamento integral para pessoas vivendo com HIV/Aids. A equipe multidisciplinar realiza notificações, avaliações e acompanhamento contínuo dos pacientes, garantindo suporte clínico e emocional.
Com ações como o Dezembro Vermelho, Porto Nacional reafirma o compromisso com a saúde pública e a inclusão, fortalecendo a rede de atendimento e conscientização para enfrentar os desafios relacionados às ISTs.