A Polícia Científica do Tocantins confirmou, neste domingo (29), a identificação do corpo de Ailson Gomes Carneiro, 57 anos, a nona vítima fatal do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek, ocorrido entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A tragédia ocorreu no dia 22 de dezembro e deixou um saldo de mortos e desaparecidos.
A Identificação
O corpo de Ailson foi resgatado submerso no Rio Tocantins pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Núcleo de Medicina Legal (NML) de Araguaína, onde foi identificado por peritos do Instituto de Identificação do Tocantins.
“Devido ao avançado estado de decomposição, utilizamos técnicas específicas, como a microadesão na derme, para obter as impressões digitais. Após a coleta, realizamos um confronto papiloscópico com o banco de dados do Instituto, confirmando a identidade da vítima”, explicou Marcos Fernandes, chefe do 2º Núcleo de Papiloscopia de Araguaína.
Com a emissão do laudo papiloscópico, os familiares de Ailson poderão iniciar os procedimentos para o sepultamento, essencial para o processo de luto e despedida.
Ligação com Outras Vítimas
Ailson era esposo de Elizângela Santos das Chagas, 50 anos, cujo corpo foi encontrado na última sexta-feira (27). Ambos estavam na ponte no momento do colapso, que surpreendeu dezenas de pessoas.
Força-Tarefa e Estrutura de Atendimento
Desde o acidente, a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins mobilizou uma força-tarefa composta por peritos criminais, médicos legistas, papiloscopistas, agentes de necrotomia e equipes de resgate. Uma estrutura foi montada no aeroporto de Tocantinópolis para auxiliar na identificação e liberação dos corpos às famílias.
Além disso, equipes de resgate seguem trabalhando incessantemente para localizar as oito vítimas que permanecem desaparecidas.
Vítimas Confirmadas e Desaparecidos
Sobrevivente:
Jairo Silva Rodrigues, 36 anos.
Óbitos confirmados:
Lorena Rodrigues Ribeiro, 25 anos (resgatada em 22/12).
Lohanny Cidronio de Jesus, 11 anos (resgatada em 24/12).
Kecio Francisco Santos Lopes, 42 anos (resgatado em 24/12).
Andreia Maria de Sousa, 45 anos (resgatada em 24/12).
Anísio Padilha Soares, 43 anos (resgatado em 25/12).
Silvana dos Santos Rocha Soares, 53 anos (resgatada em 25/12).
Rosimarina da Silva Carvalho, 48 anos (resgatada em 26/12).
Elizângela Santos das Chagas, 50 anos (resgatada em 27/12).
Ailson Gomes Carneiro, 57 anos (resgatado em 29/12).
Desaparecidos:
Alessandra do Socorro Ribeiro, 50 anos.
Beroaldo dos Santos, 51 anos.
Cássia de Sousa Tavares, 34 anos.
Cecília Tavares Rodrigues, 3 anos.
Felipe Giuvannucci Ribeiro, 10 anos.
Gessimar Ferreira, 38 anos.
Marçon Gley Ferreira.
Salmon Alves Santos, 65 anos.
Continuidade das Buscas
As operações de resgate e identificação continuam, com o apoio de equipes especializadas e das forças de segurança do Tocantins e do Maranhão. As autoridades reforçam o compromisso de dar respostas às famílias, trazendo dignidade e respeito às vítimas desta tragédia.