A Polícia Científica do Tocantins identificou o corpo de um homem encontrado em avançado estado de decomposição no dia 22 de dezembro de 2024, nas proximidades do antigo Colégio Caic, no Jardim Aureny IV, em Palmas. Trata-se de Jefferson Santos Vieira, de 39 anos, natural de Aracaju, Sergipe.
Jefferson, nascido em 1985, era filho de Maria Angélica Pereira dos Santos e Gerinaldo Silva Vieira. A identificação foi realizada pelo Núcleo Especializado de Necropapiloscopia e Desaparecidos, ligado ao Instituto de Identificação, com o auxílio do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis).
O laudo necropapiloscópico foi encaminhado à 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil em Palmas para os procedimentos de praxe. Até o momento, o corpo permanece sob a responsabilidade do Instituto Médico Legal (IML) de Palmas, aguardando a manifestação de familiares.
Orientações para familiares
Familiares interessados em reclamar o corpo devem entrar em contato com o IML para checagem de informações e, posteriormente, comparecer à unidade com documentos que comprovem o parentesco. Após essa etapa, o corpo será liberado à família ou à funerária autorizada.
Tecnologia na identificação
A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro, explicou que a identificação de Jefferson foi possível graças ao exame papiloscópico, que utiliza impressões digitais para confirmar a identidade. As digitais foram inseridas no Sistema Abis da Polícia Federal, um recurso viabilizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) e a Polícia Federal (PF).
O sistema Abis permite a digitalização e armazenamento de dados biométricos, como impressões digitais e biometria facial, facilitando comparações automatizadas para a identificação de pessoas desaparecidas ou cadáveres.
“A integração de bancos de dados biométricos, como o Abis, é uma ferramenta essencial para acelerar investigações e contribuir significativamente para a identificação de pessoas no futuro”, destacou Elaine Monteiro.